The Discovery of Madeira

0
1403
The Discovery of Madeira

Madeira was the first operational base for the sailing of the Atlantic  and the Portuguese overseas expansion

The first voyages of the fifteen century leading to the discovery of Porto Santo and Madeira, under the Infante Dom Henrique, should be understood against the background of the sequel to the Portuguese conquest of Ceuta.
The Madeira archipelago served as the first operational base for the sailing of the Atlantic  and the Portuguese overseas expansion.

O Dia de Portugal evoca um dos momentos áureos da nossa historia dos quais se destacam a época dos  Descobrimentos.

No reinado de D João I, no limiar do século XV, Portugal era um retângulo espartilhado pelo mar e pela latente ameaça da Espanha, na altura o reinado de Castela, e do Islão.
A aspiração de alargar horizontes e transcender os limites das fronteiras terrestres teve como resposta a expansão marítima.

A conquista de Ceuta, em 1415, deu confiança aos portugueses de que havia outros horizontes a alcançar, para além das limitações do solo Ibérico.

Funchal-Bay

Foi no regresso de Ceuta, campanha em que dois seus escudeiros tinham participado, que o  Infante D. Henrique os  chamou para lhes  entregar um navio adequadamente  equipado para velejar no mar alto.
Embora os navegadores portugueses já tivessem começado a explorar o Oceano Atlântico e  conhecessem as Ilhas Canárias, desde meados do Século XIV,  o verdadeiro ponto de partida da nossa epopeia marítima,  aconteceu com a descoberta da Ilha de Porto Santo em 1419, por João Gonçalves (por alcunha o “Zarco” devido aos seus olhos  de cor azulada) e Tristão Vaz Teixeira.

Embora um dos propósitos da missão fosse neutralizar a pirataria mourisca, que assolava a costa  Portuguesa, o objetivo mais amplo era procurar uma base Atlântica para a expansão da nossa navegação .
Após furiosa tempestade, Zarco e Tristão Vaz avistam uma ilha deserta, a qual em agradecimento  a Deus pela sua salvação do temporal,  chamaram” Porto Santo”.

O projeto do Infante Dom Henrique, de ultrapassar mares desconhecidos e dar novas terra ao Mundo, foi coroado de êxito com a descoberta da Madeira no ano seguinte, em 1420, quando esses dois escudeiros, acompanhado por um fidalgo do Infante D. João,  de nome Bartolomeu Perestrelo, da ilha tomam posse em nome do Rei de Portugal.

Porto-Moniz-Madeira

A descoberta da Madeira está também associada a uma lenda romântica que narra que teria sido primeiro aportada por um casal de amantes, Robert Machim e Ana d’Arfet, que fugiam da Inglaterra a quem se opunha ao seu romance.

Verdade ou não, o que é certo é que ainda hoje se afirma que a origem do nome da localidade do  Machico provem do romântico fugitivo.

Para além desta versão romanesca, a Madeira constituiu a primeira etapa da vocação oceânica e o baluarte inicial da expansão Portuguesa  a “mares nunca dantes navegados”, à demanda da India, do Brasil e da Australásia.

Jay Fernandes
Master’s Degree G. Ph. from the University of Lisbon. Academic and teacher. Television , radio and press reporter / commentator

LEAVE A REPLY